quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O aniversário do PAPÁ, CABO LEDO, Familia e Amigos!!!

O aniversário do Papá Marco....

No passado domingo, dia 21 de Setembro, o papá cá de casa fez aninhos e para comemorar o dia, nada como uma ida a Cabo Ledo, com familiares e amigos!!!!

Saímos cedo pois esperáva-nos uma viagem de 2 horas para fazer 100 km ....e lá fomos nós com os nossos amigos e o nosso primo angolano A., que pelo caminho, nos ia explicando a paisagem e as mais diversas histórias que se passaram com ele, fazendo com que o tempo de viagem passasse mais rápido e fosse super divertido.

Antes de sairmos de Luanda, parámos num sitio obrigatório com venda de produtos em marfim, como colares, fios e pulseiras, estatuetas em pau preto, quadros e tecidos lindos que da próxima vez tenciono comprar!!! Para mim estes produtos sempre foram um fascínio, os quadros angolanos com as suas mulheres e as suas cores, são incriveis pelo sentimento que me transmitem.
Sou fã, confesso e estando aqui, de certeza que vou adquirir alguns para a minha casa!!! Obrigatório!!

Chegados a Cabo Ledo, a primeira coisa que me realça os sentidos é o intenso cheiro a mar, tão maravilhoso e penetrante.....maravilhoso para quem gosta de mar e praia como eu.......inesquecível este cheiro a maresia!!! E ainda estávamos a arrumar o carro no parque!!!
Depois de caminharmos entre bungalows super giros e com mesas arranjadas a pedir um pic-nic,  chegámos à praia. Uma praia calma, com algum pessoal, a maioria estrangeiros como nós, e alguns locais. O tempo não estava perfeito, um pouco nublado e com calor, mas que deu para os miudos darem uns valentes mergulhos numas ondas magnificas e divertirem-se a valer em concursos de saltos para a água.
Já os adultos preferiram ficar a conversar na praia, sendo que o aniversariante foi o único a ter a coragem de dar um mergulho. Segundo o nosso primo A., o calor não tarda aí e vai ser tanto que não vai ser possivel estar tanto tempo ao sol, pois sobe aos 40.º......e a água vai aquecer para temperaturas a rondar os 27.º...Vai parecer mesmo as Caraíbas...aliás o local parecia mesmo uma praia de Punta Cana com as suas palmeiras na praia, ambiente e musica....só faltou mesmo o calor abrasador, se bem que quando o sol abria, aquecia mesmo a malta e punha-nos a transpirar!! Aliás, houve alguém do grupo que não parava de vestir e despir casaco, vestir e despir casaco, vestir e despir casaco, conforme o sol aparecia e desaparecia...foi um fartote de rir....

Depois da diversão lá fomos ao restaurante da praia, o  famoso Carpe Diem...
É um espaço bastante agradável, com mesas em madeira e bancos corridos, inserido na vegetação e na praia e com infra-estruturas bem apetecíveis, como uma linda piscina mesmo em frente, um parque infantil e camas de rede a pedir uma soneca ao som de musica angolana e caribenha....tenho pena de não ter tirado fotos para verem mas em baixo mostro algumas imagens para terem uma noção do espectáculo do sitio!

Ora bem, chegados à mesa o dificil foi escolher, pois tanto os pratos de carne como de peixe são fantásticos. No entanto, a escolha recaiu pelo peixe/marisco, pescado pelos pescadores daquela praia e trazido directamente para o restaurante...e como o dia era de festa, pois o nosso PAPÁ era pequenino, optámos por um arroz do mar delicioso e bem confeccionado (parabéns ao Chef)...já o nosso primaço, optou e bem pelo bife à Cabo Ledo, por sinal, com um molho super delicioso. Fica para a próxima!!

Estava de tal forma delicioso que o Vi, depois de comer a sua sopa, quis "rapar" o tacho todo até ao fim, fazendo as delicias do grupo pelas caras de felicidade que fazia, ao estar a comer sozinho, com uma colher enorme e por lhe estar a saber tão bem, pois só dizia: É bom! É bom!!
As fotos comprovam a sua felicidade não?
Aliás, ele desde que chegámos a Luanda, tem desenvolvido um apetite por tudo e por mais alguma coisa, ao ponto de ir buscar o prato dele, a colher e o babete e vir atrás de mim a pedir para lhe dar papa....isto pouco tempo depois de ter comido.....anda com uma fome e apetite de leão!!!
Segundo o meu primo, são os ares angolanos...Oxalá!!

Depois do almoço, decidimos voltar cedo para não apanhar muito trânsito à entrada de Luanda, muito comum a um domingo à noite, fruto do pessoal que passa o fim de semana fora, ou no Mussulo, ou provenientes de Cabo Ledo ou de outras áreas de Angola.
Mas antes disso, os nossos novos amigos decidiram levar-nos a um dos sitios mais bonitos de Angola, o Miradouro da Lua, pois a sua paisagem assemelha-se muito ao terreno lunar...e por sorte, conseguimos apanhar um belo pôr do sol, que segundo dizem, é o mais bonito do mundo....e é verdade, o sol aqui tem outro brilho, outra intensidade e nao consigo ainda explicar porquê.....

A meio caminho, e quando passávamos na ponte sobre o Rio Kwanza, fomos brindados com a presença ao longo da berma e nos arbustos,  de alguns habitantes típicos desta zona, os Macacos....parámos o carro, e decidimos tirar-lhes algumas fotos, sem que eles tivessem medo de nós ou dos carros, de tal forma estão habituados à exposição mediática de curiosos como nós!! Sim, porque além dos nossos dois carros, estacionou outro carro com 3 Tugas, cada um com o seu telemóvel a tirar fotos e mais fotos aos macacos...

Como o Marco não se contentou com 5 fotos e mais algumas, decidiu ir ao lanche do nosso macaquito Vicente e dá-lo aos macacos que naquela tarde ganharam duas bananas.....era vê-los a correr para a banana e ver o macaco que apanhou a banana a correr que nem um macaco louco com medo dos outros macacos....ganda macacada!!!! E dentro do carro um puto a chorar nem sei bem porquê...se por ter ficado sem o seu lanche, se por não ter podido dar ele as bananas ao macaco....só sei que foi bem melhor que ir ao zoo de lisboa ver os macacos....estivemos tão perto e são tão giros, não acham???

Depois das fotos da praxe aos macacos, seguimos viagem, sem no entanto conseguir evitar quase 1h30 de trânsito! Enfim....parecia a fila da ponte 25 de Abril, num dia de Verão e depois de um belo domingo de praia.....

Chegámos a casa cansados pois a viagem não foi fácil, mas super contentes por termos visitado um sitio espectacular e com pessoas ainda mais fantásticas que fizeram deste dia e deste aniversário, um momento único!!

P.S.Obrigada Familia F. e obrigada primo A.
      Adorámos a companhia e ainda mais o dia!!

Agora temos de começar a visitar todos aqueles resturantes fantásticos de que falámos!!!
Ainda estou com água na boca depois da nossa conversa sobre os maravilhosos restaurantes existentes em Luanda!!

Ah, e vou fingir que à entrada deste complexo turistico de Cabo Ledo não existem casas de pescadores com familias abaixo do limiar da pobreza com putos descalços, super sujos, a viver em barracas e sem condições de vida decentes, mas que no entanto, à nossa passagem nos acenam e dizem adeus com um sorriso sincero nos lábios....vou fingir que não vi nada....ok?