Até aqui tudo bem, não fosse o caso de termos mudado de casa, de escola, de amigos e de País....
É muita coisa para duas jovens digerirem, e a par com umas valentes dores de barriga e muita ansiedade na véspera, o tão aguardado dia chegou.....novamente a rotina do levantar e despachar e a chegada ao colégio.....por aqui levantamo-nos muito cedo, cerca das 06h40 para podermos depois estar com o V. às 07h30 e ele nos levar ao colégio, pois aqui o trânsito começa cedo, cedo demais!!. E a escola também, pois às 8h00 as aulas começam e elas têm de lá estar antes para se prepararem para as aulas....
Sempre fomos habituados a levantar cedo, mesmo ao fim de semana, mas em Luanda é impressionante...aqui a vida começa mal o Sol nasce, por volta das 6h00, mas com luz à séria.
E com o nascer do sol, nasce uma cidade frenética de carros de um lado para o outro, pessoas apressadas para os seus trabalhos, polícias sinaleiros em cada cruzamento tentando orientar o trânsito sempre caótico, meninos de bata branca a dirigirem-se sózinhos ou em grupos para a escola, homens e mulheres de fato com o seu telemóvel já ao ouvido, os varredores de rua com as suas batas verdes e máscara a varrer o pó que todos os dias enchem as estradas e os passeios e que nunca tem fim, as vendedeiras na rua a apregoar os seus produtos (pelo que eu percebo, esta malta aqui levanta-se cedo e compra o pequeno almoço na rua, nomeadamente, pães recheados com carne, sumos e bolos..)., e as senhoras a dias a irem para as suas casas de faxina (sim, aqui a empregada de limpeza entra em nossa casa às 07h30 da manhã)....passado o susto do primeiro dia, lá nos acostumámos!
Uma coisa é certa, os dias aqui rendem mais pois como acordamos mais cedo, iniciamos a rotina também cedo, e às 17h00, temos o dia realizado (não esquecer que aqui o Sol, põe-se às 18h00 mais coisa menos coisa), e temos tempo para actividades que em Portugal eram impossiveis de realizar, tais como, acompanhar os trabalhos de casa das meninas, conversar mais com elas, "ouvi-las", ver um filme em conjunto, ir passear, ler livros, brincarem entre manos, jogar jogos, etc, tudo isto antes do jantar às 20h00, pois quem se levanta cedo, cedo tem de ir para a cama...mas já nos habituámos a esta vidinha!!! Dias sem stress, madrugadores, que nos permitem estar mais tempo juntos e a fazer mais actividades, desfrutando da companhia uns dos outros, sem stress e de uma forma mais descontrída. Gosto!!!
Depois foi a vez da mamã ficar ansiosa por saber como tinha corrido o primeiro dia!!
Mal as vi, fiquei contente por ver as suas caras descansadas e felizes. O dia tinha corrido bem e elas estavam visivelmente contentes, senão vejamos: os professores foram simpáticos, o pessoal auxiliar muito atencioso e sempre preocupado com elas e com os demais alunos, os seguranças sempre atentos aos meninos e querendo ajudar. Por acaso, já reparei que aqui, dá-se muita atenção ao bem estar das crianças, senão reparem no que me aconteceu numa das vezes que fomos ao Kinda...estávamos na nossa saga de ver móveis para a casa quando o Sr. Vicente, decide abrir a boca e desatar num berreiro acompanhado pelo João Pestana...e quando estes dois se juntam, fujam!!!
Decidiu o Sr. Vicente querer brincar com um carrinho de brincar daqueles mesmo próprio para o tamanho dele, giro que se farta, mas não podia, e apesar de o distrair com as minhas compras, ele lá continuava com a sua choradeira...assim e como sempre faço quando ele está com a birra, deixei-o a lavar o chão com o corpo e fui vendo a prateleira mais próxima....má idéia pois veio logo um guarda ter comigo a pedir-me que "levantasse o minino do chão e o acalmasse", ou seja, mãe, olha aí o teu filho a chorar e tu sem fazeres nada!!! Toma lá mãe malvada!!
Eu juro que vi o Vicente a rir quando lhe peguei ao colo...enfim, lá acalmou com o colinho da mamã, claro, pois conseguiu o que queria e continuámos as nossas compras.
Passado um tempo, quis ir de novo para o chão ainda "fisgado" no tal carro e para disfarçar, começou a mexer noutros artigos, mesmo próximos do tal carro....e voltei a pedir-lhe que não mexesse e depois de ver o puto sorrir e continuar a mexer, resolvi aplicar-lhe uma palmadita na mão (daquelas de sacudir o pó, juro) e dizer-lhe novamente e já desesperada para não mexer....resultado, o zeloso guarda lá veio ter connosco mais uma vez a pedir-me que "na batesse no minino, não era preciso..."....bolas para isto, no Kinda é dificil dar educação a uma criança, livra!!!
Eu penso que ele já nos conhece pois noutra altura, neste mesmo espaço, e apanhando a Constança sozinha à procura de artigos para o quartinho dela, veio ter com ela e perguntou-lhe se ela estava perdida....muito atencioso não acham? Ah, e quando vamos embora diz sempre adeus de forma entusiástica!!
Já temos mais um amigo angolano, não acham?!?! Ou isso, ou ele fica muito contente por nos ver pelas costas!!
Bem que as minhas filhas dizem, que no colégio, todos, mas todos, são atenciosos e carinhosos para com elas e com as crianças e sempre interessados pelo seu bem estar. Se é assim fico mais descansada!!!
Voltando ao colégio, ao almoço, segundo as girls, servem-lhes as vezes que quiserem e sempre com comida confeccionada no colégio. Segundo elas, a comida é boa e sabe a "caseira". Logo no primeiro dia, tiveram direito a hamburguer com batata frita e fruta ou mousse como sobremesa. Nada mau....além disso, ao lado da cozinha, existe a pastelaria do colégio com fabrico diário próprio!! SORTE!!! e nem vos conto o cheirinho que é todas as manhãs....
E depois o mais importante....as amigas: portuguesas, angolanas, uma brasileira e os ingleses, ...portanto, temos aqui um espaço multicultural......
......enfim, penso que com tanta coisa positiva, o primeiro dia de aulas não podia ter corrido melhor.
Para quem não sabe e me pergunta, este colégio segue o currículo de Portugal e portanto, há um contínuo na aprendizagem das girls, as mesmas matérias e testes realizados.
Além disso e para mim foi um grande descanso, pois aqui paga-se logo um semestre e todos os livros e a maior parte do material escolar, são fornecidos pelo colégio. Sabe bem não sabe?!?!
E o melhor de tudo é que fica perto da nossa casa, e só demoramos 20 minutos a fazer um trajecto de 3km...nada mau, nada mau!
Vamos ver como correm os próximos dias!!!!!
Bjs a todos!
P.S - E a pedido de muita malta amiga e conhecida, eu prometo escrever de forma mais assídua....
Não há fotografias deste dias?
ResponderEliminarAdoro o senhor guarda! Têm sempre alguém à perna ;)
Boa escola para as meninas! E força Vi! Estás na maior :P