segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Inauguração KERO Luanda

Vou contar, como uma simples ida às compras, ao novo supermercado de Luanda, no complexo GIKA, se tornou uma verdadeira aventura para nós....

Na ultima sexta-feira, participámos por acidente, numa mega festa aqui em Luanda....a inauguração de um KERO, algo semelhante a um Continente/Jumbo em Portugal...e esta festa começou nesse mesmo dia a seguir ao almoço com o ambinete em redor da nossa casa e ruas muito agitado, sirenes para um lado, sirenes para o outro, e trânsito, muito mais que o habitual.

E eu sem saber bem porquê?!?! Só sei que durante a tarde e principio da noite nos divertimos aqui em casa a ver os carrinhos todos lá em baixo (efeitos de viver no 14.º andar) a andar de um lado para o outro, em velocidade devagarinho/parado, sempre a apitar, os carros da policia a subir passeios e a tentar ultrapassar filas de carros completamente paradas, traunsentes apressados e aflitos de um lado para o outro, ambulâncias e policia (muita policia armada até aos dentes) e um infindável número de policias sinaleiros a tentar ajudar mas sem grande resultado. 
 
E nessa mesma noite percebi porquê...o Presidente de Angola tinha vindo inaugurar o maior KERO de Angola e de África...até nós ficámos impressionados com o espaço, quando sem saber, fomos às compras, nessa noite....enchente para entrar, muito aparato policial, e muitos informadores Kero para esclerecer os clientes e com imensa vontade de ver este supermercado a funcionar.
 
Devo dizer que da minha primeira visita a Angola, já tinha conhecido o Kero em Viana, a 30kms de Luanda, e no global, gostei! Tinha tudo o que precisava, e com todos os produtos existentes em Portugal. Mas este superou todas as expetativas. Gigante mesmo, com tudo o que possamos imaginar!! Não vale a pena estar aqui a descrever o que tem, pensem que vão a um mix de Continente, Jumbo e El Corte Inglês e colocando tudo num supermercado, têm o Kero. Tinha uma lista de compras jeitosa, e depois de percebermos que tínhamos feito mal em vir hoje, decidimos na mesma, aventurarmo-nos, sem que o V. deixasse de nos acompanhar, por uma questão de precaução!!

Fomos percorrendo os corredores, vendo os produtos expostos, fomos comprando e tirando algumas fotos para o meu blog e vendo a agitação e alegria de um povo por ter uma superficie destas na sua cidade...foi giro ver que além de nós os 5, provavelmente havia naquele lugar, apenas mais 3 casais brancos, o que ia provocando à nossa passagem, muita curiosidade e fascínio ( Também podiam estar a olhar para nós por causa do Vi estar a berrar para sair do carro das compras e pensarem que os meninos brancos também fazem birras...não sei).
Esta curiosidade por nós, chegou ao cúmulo quando um grupo de meninas angolanas, giras por sinal, terem pedido às minhas filhas para tirarem uma foto com elas, para recordação!!! E outras iam tirando-lhes fotos, num enquadramento perfeito de prateleira/Constança/Amélia, sem lhes perguntarem....claro que a Constança não gostou, mas no fundo, começou a achar piada a tanta atenção e quis começar a dizer às meninas que era prima da Angelina Jolie?!?!?!....Pois...a pré-puberdade, essa maravilha da evolução humana.....( mãe sofre)

Para além da beleza de produtos apresentados em todas as secções, a área do peixe e da carne fresca é uma verdadeira tentação, embora os preços da carne, ainda sejam, muito exagerados, na ordem de 5x mais caro que em Portugal...um verdadeiro atentado ao nosso bolso!

E eis que quase a ir embora, descobrimos um balcão de SUSHI!!!! Fomos espreitar a oferta e pensámos que só podiam estar a brincar...caixas simples de sushi (esqueçam o sushi de fusão), com rolinhos básicos e cujo preço por caixa, é de 7x mais que em Portugal....nahhhh, tenho de ir a outro sitio para matar a saudade de sushi.....ficou prometido!!

No entanto, a área que mais me impressionou foi a dos legumes frescos, pela variedade e qualidade dos mesmos, é impressionante.
Pelas fotos, verão do que estou a falar...as minhas meninas também gostaram da zona dos verdes mas por outros motivos....uma parede enorme, totalmente preenchida por...GOMAS, diversas e coloridas gomas e outras porcarias comestíveis...claro, o peditório foi demais, mas eu aguentei firme e fiz o meu jogo de sempre....disse que hoje não era dia e concordaram, levando cada uma, a sua fruta favorita.. nem eu consegui aguentar com tanta variedade de fruta e por isso trouxemos: banana pão, bananas angolanas (mais doces que as nossas), laranjas (super doces), romãs, melancias, pêra rocha, maçã reineita, maçã bravo mofo (adoro), um abacaxi gigante, uvas vermelhas e ....por hoje chega de fruta....Este espaço chamado de KITANDA, área reservada apenas aos produtos angolanos.

Feitas as compras, lá fomos nós para as atoladas caixas para pagar e sair dali para fora. Enquanto esperava, fui dando uma vista de olhos pela revista LUX, a CARAS, a Maria, a Flash, a VIP de Portugal, etc. Momento fofoca do dia...

Claro que com a agitação da entrada, esquecemo-nos por onde tinhamos entrado!!
Vendo a nossa atrapalhação, veio logo um funcionário do KERO (português por sinal....aliás, os coordenadores são quase todos portugueses) que prontamente, nos ajudou a sair dalí!
Gratos pela simpatia, pois quase que nos levou até ao parque de estacionamento, ficámos a saber que o supermercado KERO está inserido no complexo GIKA que incui 2 torres de apartamentos, 2 torres de escritórios e o Hotel Vip Grande Luanda de 5 estrelas.
Neste espaço está também incluido o Luanda Shopping, espaço este, muito aguardado em Luanda, com as suas lojas e cinemas.

Mas o mais giro estava para acontecer...após a aventura de sair do parque de estacionamento com as setas e indicação de saída pouco definidas, eis que encontrámos uma maior agitação na rua, com um palco montado, muitas luzes e música a animar o ambiente....começámos a falar entre nós e a perguntar se no folheto do KERO que nos tinham dado à entrada, se realmente seria o Anselmo Ralph a cantar naquela noite.....para tirarmos as duvidas, decidimos abrir a janela. E eis que ouvimos:"Agora não me toca..."....resultado, grito uníssono das meninas do carro (eu não claro, ora essa.....), muita agitação das girls e uns tímpanos furados do papá Marco, do Vicente e do Vunga!!!!! Estava instalada a confusão.

Era o ANSELMO RALPH a cantar na sua terra natal e a poucos metros da minha rua e mais uma vez, não o consegui ver, tal como aconteceu quando ele foi a Cascais, pois nesse dia, regressávamos de férias de Verão! Teria de ficar para a próxima!!!

Sobrevivemos a esta aventura e ficámos a ansiar por uma nova ida ao KERO!
Desta vez para atacar as especiarias pois preciso de experimentar um livro de receitas angolano dado pela minha amiga e comadre Joana Marques!!!

Até já!!!


http://bomdiaangola.wordpress.com/2014/09/05/bairro-de-alvalade-no-centro-do-crescimento-de-luanda/











































































































































 



Sem comentários:

Enviar um comentário