segunda-feira, 17 de novembro de 2014

LIS - Luanda International School

No passado sábado, a minha filha Constança foi participar no 2.º torneio de natação inter-escolas de Luanda e apesar do resultado ser um orgulhoso segundo lugar para o Colégio Português, deu-nos a oportunidade, além do convivio, de ficarmos a conhecer mais um pouco de Luanda e da sua oferta de escolas.
E digo-vos, a LIS superou todas as minhas expectativas...tudo o que pensamos que uma escola deve ser, a Escola Internacional de Luanda é.....

Assim, e enquanto a Constança disputava a prova, e como o Vi ainda não consegue estar sentado muito tempo no seu lugar, decidi ir passear com ele, aproveitar e conhecer a escola, pois estava cheia de curiosidade.
 
Os pavilhões onde decorrem as aulas são grandes, impecavelmente arranjados e pintados, tendo em conta o ano escolar, e de acordo com a sua turma ou função. Os espaços verdes são mais que muitos, muitos bancos e mesas de convivios espalhadas pelo recreio, as passagens entre pavilhões são todas cobertas, existem placards exteriores com informações feitas pelos alunos e para os alunos, como por exemplo, como praticar uma boa alimentação ou um bom comportamento para com os outros e anuncio de actividades.
 
As salas de aulas são grandes, transmitem muita vida e trabalho feito e as salas de trabalhos manuais estão recheadas de material e de trabalhos expostos. As salas de computadores possuem em cada mesa, um computador MAc para os alunos trabalharem....coisas normais!!! A biblioteca como não podia deixar de ser é grande, com muita oferta, assimilando-se muito a uma bibiloteca universitária!
Também pude observar que havia muitos eco-pontos espalhados pela escola e tudo apresentável, sem lixo no chão ou sinal de desgaste nos materiais...impecavel!!!
 
O parque infantil, onde o Vi passou muito tempo a brincar é fantástico, com escorregas dinâmicos, ora cobertos, ora a fazer ondulações e que fizeram a delicia do meu baby.
E a qualquer momento podemos ter visitas externas pois estando eu a brincar com o Vi no jardim de pedras e a apreciar a horta com plantação de bananeiras, eis que surge um simpático lagarto com aproximadamente 30 cm a passear no jardim. Foi a loucura, com o Vi a correr atrás do lagarto e o lagarto a fugir para o meio das bananeiras sob o olhar dos ingleses que por ali estavam a arranjar o terreno de cultivo. E as casinhas de palhota espalhadas pelo complexo? Parece que estamos num qualquer resort estrangeiro, permitindo-nos descansar após um dia de calor...
 
No entanto, esta escola, apesar de perfeita em muitos aspectos, tem um senão, o seu preço, é a mais cara de Luanda, seguindo-se o Colégio Português (na cidade tudo é mais caro) e a seguir o Colégio São Francisco de Assis, também em Talatona.
Além disso, as aulas são ministradas em Inglês e apesar de as minhas filhas já andarem a ter esta disciplina desde pequenas na escola, não lhes permite ainda à vontade para assistirem a aulas totalmente em inglês.
 
Escola Internacional de Luanda:
 
Continuando no tema das escolas, posso dizer que também já visitei O Colégio São Francisco de Assis em Talatona e fiquei deveras impressionada pois também é grande, com excelentes áreas e  acabamentos, muitos espaços verdes e campos de futebol relvados, um ginásio enorme e igualmente com tudo o que uma escola precisa, apenas não possui uma piscina, como o Colégio Português e a LIS.
 
Colégio São Francisco de Assis:
 
Além disso, foi renovado no Verão passado e caminha para o seu objectivo, leccionar até ao 12.º ano.
E já ouvi dizer que depois de completas as obras das salas para todos os anos lectivos, vai direccionar os trabalhos para a construção da piscina.
Se assim for, torna-se noutra opção excelente em Luanda, ao nível da LIS!!
No colégio SFA, a lista de espera para entrar também é de cerca de 2 anos. Mas vale a pena a espera. É um excelente colégio para quem vive em Talatona e quer o ensino praticado em Portugal.
 
O colégio Português de Luanda, a escola onde andam as minhas filhas, só oferece ensino até ao 9.º ano, pelo que depois, teremos de pensar nos outros dois colégios que falei...a LIS ou o São Francisco de Assis, ambos em Talatona! Se bem que, a LIS, aceita, com entrada imediata, todos os meninos do 9.º ano que pertencam ao quadro de honra do Colégio Português...vamos ver o que o futuro nos reserva.
 
Mas sei de uma coisa que os dois colégios em Talatona não têm e que me deixa tão feliz ao ir buscar as minhas filhas à sua escola....a minha rua preferida em Angola, a rua das acácias em flor, das árvores centenárias, do som dos passarinhos e do cheiro a quente de África...e do misto de sensações dado pelas crianças, pelo meio pequeno e tão acolhedor dos professores, das auxiliares, das cozinheiras e dos vigilantes, e a simpatia e alegria de pertencer a uma familia...à familia do Colégio Português de Luanda!!! Obrigada por nos fazerem sentir em casa...
 
A seguir, algumas imagens que tirei da LIS enquanto brincava com o meu pequenino:
 


























 
 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa. Que bom ter notícias de Angola. Sou Arquiteto e morei aí entre 2009 até início de 2011.

    Projetei como Arquiteto a Biblioteca da LIS. Fiquei muito feliz de ver comentário sobre ela e uma foto aqui.

    Você teria mais fotos da biblioteca?

    Obrigado pela atenção.

    Atenciosamente, Leonardo Silva
    leonardo.arquiteto@ymail.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa. Que bom ter notícias de Angola. Sou Arquiteto e morei aí entre 2009 até início de 2011.

    Projetei como Arquiteto a Biblioteca da LIS. Fiquei muito feliz de ver comentário sobre ela e uma foto aqui.

    Você teria mais fotos da biblioteca?

    Obrigado pela atenção.

    Atenciosamente, Leonardo Silva
    leonardo.arquiteto@ymail.com

    ResponderEliminar
  4. Ola Filipa, vcs são portugueses?

    Sou do Brasil e gostaria de maiores informacoes sobre a vida em Luanda!


    Mirella

    ResponderEliminar