quarta-feira, 12 de novembro de 2014

HÁ COINCIDÊNCIAS INCRÍVEIS!!!

Para vos contar isto, tenho de recuar no tempo até à altura em que dei entrada na CUF Descobertas para ter o meu Vicente.

Tendo o médico sugerido o parto para o dia 1 de Abril (o meu dia de anos), pedi ao médico que adiasse por um dia o nascimento, pois não queria que ele nascesse no meu anversário......gostava que ele tivesse um dia de anos só para ele. E assim foi, depois de festejar o meu dia e a minha barriga enorme de grávida, a seguir ao jantar, dirigi-me para a maternidade.
 
Ao chegar, e enquanto o maridão preenchia os papéis, dirigi-me a uma pequena sala de espera para depois me levarem ao quarto. Na sala encontrava-se outro casal na mesma situação, embora eles mostrassem mais nervosismo que nós. Para aliviar um pouco o ambiente, fiz a pergunta da praxe, se era o primeiro filho, em que ambos responderam que sim....iniciámos uma conversa sobre o parto, sobre bebés, esclareci e acalmei aquela mamã que estava (como é obvio) um pouco mais ansiosa que o normal, e descobrimos entre outras coisas, que ambas íamos ter um rapaz e que o médico era o mesmo, ou seja, no dia seguinte, o nosso médico teria 2 partos a realizar. Ou seja, foram 10 minutos de uma boa e relaxante conversa, e em que prometemos uma à outra que no dia seguinte e após termos os nossos meninos, íamos tentar ver e falar um pouco dos nossos partos e darmos a conhecer os nossos bebés!
No dia 2 de Abril, tal como combinado, e segundo as enfermeiras, tanto eu como ela, começámos a indução às 7h00 da manhã, no entanto, a minha "colega" não tendo conseguido dilatar, fez uma cesariana por volta das 11h00 e a seguir fui eu, com o nascimento do Vi por parto normal às 12h30....correu tudo muito bem, para AMBAS!!! 
Ainda me lembro, de no dia seguinte, nos vermos na hora do banho matinal dos bebés onde combinámos trocar contactos, mas não sei porquê, talvez distraída com o meu novo nenuco e com a alegria das minhas filhas, esqueci-me de lhe pedir o telefone e assim, com grande tristeza minha, perdi o contacto daquela familia....
 
Passados quase 3 anos e como todos sabem, encontro-me em Angola com a minha familia....
 
E aqui começa a "cena" engraçada, senão vejamos...
 
Com as meninas no Colégio e perfeitamente integradas na rotina escolar e diária desta nova vida, foi a vez de pensarmos no Vi...e decidimos entre os 4, que o melhor para o nosso menino, e tendo em conta a sua abundante energia e constante vontade de aprender e conhecer pessoas (queria sempre entrar e ficar a brincar no colégio das manas) seria o de ir para a creche e por uma coincidência incrível, a que nos recomendaram como sendo a melhor da cidade de Luanda, era a que ficava precisamente na rua do colégio das manas....sorte!! Não íamos precisar de andar às voltas pela cidade em hora de ponta para os ir buscar aos 3.
 
Passado quase 1 mês e meio de creche, posso dizer que o resultado é mais do que positivo....a escola é nova, todos os materiais são da melhor qualidade, a educadora do Vi é portuguesa, a directora da escola é um doce de pessoa e as auxilares desdobram-se em sorrisos. 
E como a escola abriu recentemente, há 2 auxiliares para cada menino.  
Além disso, cada sala está apetrechada com todos os brinquedos existentes no mercado, o economato tem tudo, mas tudo o que é preciso para se fazerem lindos trabalhos com as crianças e posso dizer garantidamente que tomara muitas creches de nome em Portugal, estarem assim tão bem guarnecidas de brinquedos e material para os meninos...parece que o Toys R Us e a papelaria Barata decidiram descarregar ali os seus produtos todos!!
 
A sério, é incrivel, nunca tinha visto uma sala assim, grande, super limpa e com tantos brinquedos para os meninos. Os espaços na sala estão super bem decorados e bem definidos para cada tipo de brincadeira, tal como o espaço para cozinhar, para imaginar (com um teatro montado), a garagem com os carrinhos,  os dinossuros que são metade da altura dos meninos, os tapetes com circuitos para carros e com numeros e letras e tantos outros brinquedos...as salas relativas às outras idades também não ficam atrás, e por ainda haver poucos meninos (embora todas as semanas cheguem meninos novos) o Vi e os amiguinhos, têm a possibilidade de brincar com os outros brinquedos nas outras salas, para não se cansarem com os 500 brinquedos que têm na sua sala...LOL...ah e já vos falei no cheirinho sempre apetitoso que vem da cozinha???
No outro dia, passou por mim, um bolo de cenoura acabadinho de fazer...será que as mães não têm direito a uma fatia de vez em quando?!?! Hummmmm...cheira sempre tão bem, o que nos faz pensar que estamos na nossa própria casa, na nossa cozinha, no nosso conforto!!!
 
E depois há a envolvente da creche, o que mais me atraiu e condicionou na sua escolha......o espaço é muito semelhante às vivendas do colégio das meninas, ou não ficasse na mesma rua.....uma vivenda térrea, situada num bairro de vivendas calmo e com poucos carros, e tal como a rua, rodeada por palmeiras e arvores centenárias enormes, onde o cheiro das flores abunda e os pássaros teimam em viver ali e a dar um ar selvagem ao ambiente...a juntar a isto, o calor e humidade tipica de Africa diariamente presentes.
Quando entramos no espaço, o que chama logo a atenção são os trabalhos dos meninos nas largas janelas (nesta altura imperam as castanhas e o magusto) e uma cancela branca que separa a vivenda do jardim exterior e do espaço destinado ao parque infantil com carros a pedais, escorregas, triciclos, a caixa de areia e a casinha de brincar...tudo foi pensado ao pormenor com um toque de amor e a pensar nas crianças....desta forma, tomamos consciência de que estamos realmente noutro País, muito diferente de Portugal, mais caloroso, a começar nas suas gentes, nos seus sorrisos e prontidão para ajudar e na excelente recepção e acompanhamento do pessoal da creche aos pais e às suas crianças, terminando na simpatia do guarda que todos os dias cumprimenta e se despede do Vi com um "Dá 5".....e diz: " Muito lindo sim senhor, muito lindo, até amanhã pequeno chefe"....
 
Confesso-vos que ir buscar os meus filhos à escola e naquela rua, é um dos momentos altos do meu dia, pois o lugar é simplesmente fantástico!!!
 
Fico contente por diariamente, quando vou buscar o Vi, ver a alegria dele a brincar com os amigos, a determinação em se despedir de toda a gente na creche, e o beijinho caloroso com que presenteia a sua educadora...deixa-me contente e descansada, saber que está feliz e a adaptar-se...e tenho a prova disso pois as fotos diárias no caderninho escolar do meu Vi a fazer mousse, pinturas com as mãos, aprender canções e jogos entre outras actividades, provam isso mesmo, um menino integrado naquele ambiente feito e pensado para se tornar acolhedor e familiar a quem o visita.
 
E foi num destes dias, quando fui buscar o Vi à creche e em conversa com a educadora J. que ela me disse, após ter estado a fazer uma tabela com os aniversários dos seus meninos, se deu conta, que o meu Vi e o M., outro menino da sala, e que por um feliz acaso, descobri que mora no meu prédio, faziam anos no mesmo dia....foi giro e fartámo-nos de rir com isto...ambos meninos tugas, a viver no mesmo prédio em Luanda e que faziam anos no mesmo dia....era mesmo muito giro!!!! Só faltava saber a que horas tinha nascido o M.....
 
No dia seguinte, sem planear, encontrámo-nos as 3 na creche, a J., eu e a mamã do M. e como é óbvio, a conversa foi dar ao tema dos aniversários dos nossos babys....e em conversa, confirmámos que eles faziam anos no mesmo dia e que sim senhor, éramos vizinhas.
 
Depois, veio a pergunta seguinte, já pensada, ou seja, em que hora nasceram, ao que a mamã do M. responde que tinha sido por volta das 11h00...
- Eu: O meu Vi foi às 12h30....
E de repente, ela pergunta:
- Que giro, só falta saber onde o Vi nasceu....
- Eu: Ele nasceu na CUF descobertas....
- Mamã do M.: Que giro, o M. também....
- Eu: Não me diga que foi com o Dr. F. Martins?!?!??!
- Mamã do M.: Sim, com ele mesmo, um espectaculo de médico!!!!....
 
Arrepio-me, volto atrás no tempo e lembro-me da minha amiga de pré-parto, naquela sala da CUF, na noite do dia 1 de Abril, e da nossa conversa tipica de amigas de longa data, a tentar passar o tempo e a falar de bebés e de partos, de maridos nervosos e do jantar de sushi que ambas tivemos!!
 
O tempo encarregou-se de nos juntar novamente e passados quase 3 anos, viria a encontrá-la, muito longe de Portugal, em Angola, para sermos vizinhas no mesmo prédio em Luanda e termos os nossos meninos na mesma creche....
 
Há coincidências incríveis não acham!?!?!?!?!
 
Bjs
 
 
 
 
 
 
 
 

5 comentários:

  1. Mais uma dondoca tuga deslumbrada com Angola. Conversa de senhora tonta, depois ainda se admiram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Lara, se me conhecesse bem, saberia que eu de dondoca não tenho nada, nunca tive, nem quero ser! Apenas sei apreciar o que a vida tem de melhor no meio do horror que diariamente vejo em Luanda e que de várias formas tento ajudar. Se não gosta da forma como escrevo, desculpe, não podemos agradar a todos. Mas sei ser educada e não ofender ninguém, mesmo quem não conheço! Votos de muita felicidade para si e para os seus! Bem haja!

      Eliminar
    2. «Horror»???!!! horror é fmílias tugas gastarem en Angola mais de 6 mil dólares por mês!!! por mês!!! APENAS em mensalidades de escolas medianas para os filhos todos quando esse dinheiro a maioria dos angolanos não ganha numa vida!!!!! sem falar NO RESTO. esse é que é o horror!!! Falta de noção total!

      Eliminar
    3. Teresa, porque não se queixa à Isabel dos Santos? E eu vou-me embora de Luanda, bem como a firma do meu marido e abandonamos cerca de 500 angolano mais as suas famílias! O que achas? Assim ajudamos mais não concorda?

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar