terça-feira, 19 de agosto de 2014

1.ª viagem a Angola - Dia 2 - impressões

Depois de um dia anterior muito cansativo, decidi ficar em casa a descansar, enquanto o Marco trabalhava. Almoçámos e decidimos ir sózinhos até à nossa casa...grande aventura....mas como era Domingo, pensámos que não deveria de haver muito trânsito ou confusão e lá fomos nós. E já sabem porquê....conduzir em Luanda só mesmo para os locais ou para quem tem espirito de Indiana Jones pois conduzir em ruas estreitas, com carros de um lado e de outro, com grandes crateras no chão e com malta constantemente a atravessar-se na frente do carro..não é fácil!!! Mas com a preciosa ajuda do GPS, lá fomos nós, destemidamente, até ao nosso cantinho em Luanda plantado.
Parabéns Amorzinho, ao fim de 2 semanas em Luanda, já conduziste sózinho, e apesar de estares nervoso, conseguiste!!! Para quem está a rir com isto, isto é uma façanha digna de registo, pois os estrangeiros em Luanda, recusam conduzir, não é fácil e se acontece alguma coisa, como um atropelamento, as indicações é não parar e ir logo à policia relatar tudo, pois aqui ainda existem linchamentos!!! Portanto, percebem como ficámos contentes por termos conduzido sozinhos? O segredo é 20 olhos, muita concentração e uma condução altamente defensiva...
E quando chegámos, estacionámos na rua e tudo, como se estivéssemos em Lisboa....como disse anteriormente, ao Domingo anda-se muito bem em Luanda e não se passa nada, só na nossa cabeça, e com base nos macaquinhos que nos incutem de que aqui em Luanda, anda-se tudo a matar uns aos outros e que ainda se vive em barraquinhas de pallhota, os putos andam de pilinha à mostra e sujos e há crocodilos nas praias que engolem criançinhas.....já ouvi de tudo, mas uma vez chegada cá, não digo que isto é Zurique ou outra cidade desenvolvida, mas não é a selva africana!!!
Se assim fosse, como é que há carros de marcas em garagens dos quais existem poucos em Lisboa!?! Há jipes que eu nunca vi na vida? Há prédios de arquitecturas incriveis e ainda existe Talatona que ainda não conheci e praias e sitios inesquecíveis......Há um respeito enorme pela policia e é crucial que digam sempre, sempre, sempre, Bom dia, Boa tarde, e Boa noite, sempre que falam com um Angolano??
Porque é que há tantos estrangeiros aqui a trabalhar e muitos pedem para vir??!?!
Angola e as suas gentes são especiais à sua maneira e ou se gosta ou não se gosta!! E por enquanto já descobri valores que julgava há muito esquecidos, como o cumprimentar e a simpatia no rosto, mesmo no mais pobre....há um sorriso sempre na cara quando falamos com eles....parece que querem sempre agradar-nos e quando retribuimos o cumprimento, ficam imensamemte contentes!
 
Fomos então conhecer o Café Paris e experimentámos a bica, com o açúcar do muito conhecido por terras angolanas, o Sr. Nabeiro. Muito bom!! E os pastéis de nata??? Nem vos conto....já dá para matar saudades...falta-me comer um prego português que dizem ser dos melhores em Luanda.....só uma nota...aqui em Luanda há todas as cozinhas....basta procurarem.....nice!!!

Depois de preparar mais umas coisas na nossa casa e apreciar um pouco a vista e a agitacão das ruas lá em baixo, fomos passear pela Marginal de Luanda, que é sem duvida, um sitio magnifico! Quando tiver mais tempo, vou lá com os meus filhotes e tiro fotos em condições para poderem apreciar a beleza deste sítio, povoado de miudos a brincarem, a jogarem à bola, familias inteiras a passear e pessoal a fazer ginástica e jogging...muito parecido com os jardins perto da Torre de Belém, percebem?

Depois desta aventura, ainda tivemos tempo para ir conhecer os nossos vizinhos de baixo, pessoas que conheci de forma especial....eu explico.....
Quando soube que ia para terras angolanas, escrevi na página do facebook MAW (Mums around the world) e perguntei se havia mães portuguesas por aquelas paragens e se tinham filhos, na tentativa de perceber o ambiente de Luanda e se era saudável para crianças...claro que obtive várias respostas de muitas mamãs, que me tiraram alguns dos medos que eu tinha, em parte por não conhecer minimamente Angola e por outro, receios que adquiri por ouvir dizer muito mal desta terra. Uma dessas mamãs, também me disse que a partir de Setembro, também iria para Angola e que desta vez levava os filhos...conversa puxa conversa e tornámo-nos amiga virtualmente. E como ainda há coisas fantásticas, descobrimos que íamos ser vizinhas!!!
Claro que quando soube que ia visitar Angola, combinámos logo conhecermo-nos ao vivo e a cores e demo-nos logo bem ou não fossem eles pessoal do Norte, carago!!! E portistas!!! Podia ser melhor?!?! 
É um casal super bem disposto, que tal como nós, decidiram sair da sua zona de conforto e arriscar uma aventura por terras angolanas...conversámos, ouvi conselhos, dicas e a promessa de quando lá estivermos em definitivo a partir de Setembro, conviver e explorar esta magnifica terra, pois sem a familia perto de nós, são os amigos os nossos familiares mais próximos e a quem temos de recorrer quando as saudades apertam!!! Beijinhos C....até Setembro!!!!
 
Fica também aqui a promessa e ansiedade de conhecer uma familia que promete ser o máximo, ou não tivessem eles 8 crianças e um espirito e vontade de viver incriveis!!! Familia Brito, os 5 Moita estão a chegar e querem vos conhecer!!
Bjs para todos, em especial para as crianças e até daqui a umas semanas.
 
Até já!!
































1 comentário: