domingo, 17 de agosto de 2014

1.ª Viagem a Angola - Dia 1 - Impressões -

Após a minha primeira viagem a Angola e depois de ultimar os últimos detalhes da nossa ida definitiva para terras africanas, vejo-me com algum tempo livre para escrever as primeiras impressões de Luanda...

Vou começar a minha descrição com os passageiros do meu voo...realmente o pessoal angolano vem mesmo a Portugal fazer as suas comprinhas, pois a avaliar pelos sacos, a Chanel e Louis Vitton, são as marcas preferidas deles....além de outras marcas top...ou seja, têm bom gosto e começam cedo pois até as crianças/bebés já vestem alta costura!! Rico avião este onde fui!!!
Para quem ainda não sabe, a minha visita a Angola prendeu-se com o preparar da casa, conhecer a escola das minhas filhas e com a compra de tudo o que era necessário para de certa maneira, nos sentirmos em casa.
Assim, mal cheguei a Luanda e encontrei o Marco, um moço dirigiu-se a nós e disse para o meu marido: "Então, veio buscar a sua madrinha!?!?'"...lol...achei piada, e esta não seria a única forma de me tratarem, pois ainda iria ouvir chamarem-me de "sinhá".....conhecido o Vunga, o nosso motorista, fomos directos a Viana, a uma loja chamada KINDA, para comprar os móveis e a decoração da nossa casa.
O caminho até Viana é realmente algo do outro mundo...são apenas 20kms, mas feitos em 1h30 e em que três faixas se desdobram em 5 ou 6....medo...mas nada que o nosso Vunga não consiga tratar....não cedendo aqui, nem cedendo ali, vamos passando entre jipes (o único carro que se vê em Luanda), os candongueiros (Carrinhas táxi azuis que levam até 15 pessoas, incluindo o motorista e o cobrador) e camiões das obras...e pelo meio de vez em quando, um grupo de gente que atravessa esta "auto-estrada"... pois as passagens aéreas são escassas ... mas ainda há civismo pois quando querem atravessar, os peões colocam-se à frente dos carros, esticam o braço e os carros param, colocando os 4 piscas...e é neste momento que tudo atravessa, desde comerciantes, crianças pequenas, grávidas, carrinhos de mão super carregados e tudo mais que se possa imaginar!!!
Mas não pensem que se trata de uma viagem chata, pois ao longo das bermas da estrada e pelo meio dos carros que estão parados no trânsito, pode-se observar toda uma variedade de pessoas que tudo vende e tudo faz para sobreviver no País mais rico de África...desde sofás, bebidas, carregadores de telemóveis, bonecos, triciclos, tampas de sanitas, roupas, frutas, panos coloridos, etc, etc, etc...a vê-se a vitalidade e energia desta gente que é inesgotável pois trabalham de sol a sol....sem pausas e sempre com os filhos com eles....
Finalmente chegados ao Kinda, deparei-me com uma mistura de IKEA e loja CASA, com coisas muito giras e de cores muito coloridas....fiquei contente!! Fiz umas compras bem giras.
De seguida, e mesmo ali ao lado, fomos ao supermercado KERO (tipo Continente) e pude constatar que havia de tudo, tal como em Portugal, com uma pequena grande diferença...os preços são três vezes mais caros! E o peixe e a Carne nem se fala..fruto de ainda importarem muitos produtos. Iniciámos a viagem de regresso a Luanda.....
Um dos grandes problemas de Luanda são o estado das estradas, com muitos buracos ou crateras, fruto das obras e construção de edifícios no centro. Por outro lado, os camiões que atravessam diariamente Luanda, deixam cair cimento que cria altos nas estradas o que faz com que os únicos carros que suportem isto, sejam jipes e aqui existem marcas que não se vêem em Portugal. Para quem aprecia carros e jipes, Luanda tem uma oferta bastante interessante!!! Além disso, o facto de não haver muitos semáforos ou sinalização de trânsito, torna a condução em Luanda, um pouco perigosa para quem ainda não se enraizou por estas paragens. Nada que a vivência diária não resolva. Mas por enquanto, o nosso Vunga irá ajudar-nos neste tema.
A temperatura é bastante agradável, cerca de 23º e que segundo os locais é um tempo frio, pois ainda estamos no Inverno. Alguns até andam vestidos com botas e kispos - nem quero pensar quando for Verão....
Após ver muitas senhoras a vender fruta na beira da estrada, pedi ao Vunga que parasse e nos deixasse comprar. Foi o que fizemos, comprámos pêra abacate, bananas, abacaxi, laranjas de 2 tipos e muitos, muitos maracujás. Tudo delicioso e com um cheiro intenso que impregnou o nosso carro!!!
Depois de um descanso/sesta em casa de amigos, fruto de não ter dormido nada no voo pois as minhas costas não gostam de estar sentadas 7 horas, fomos jantar com um amigo à ilha de Luanda, ao Restaurante LOOKAL e deixem que vos diga que parecia que estava num restaurante em Lisboa, com boa música, boa comida e bom ambiente...e lá experimentei a famosa Cuca...gostei, saborosa e suave, boa cerveja!
Depois de um belo jantar, regressámos a casa sem antes passar por nós uma carrinha da polícia com vários agentes com as suas metralhadoras prontas a dispersar uma manifestação que estava a haver em Luanda Sul....respeito!! Aqui há muitos policias a patrulhar as ruas e sempre com a G3 ou algo parecido pronto!! Não sei de devo ficar descansada ou apreensiva.
Chegada a casa, finalmente descanso!!!
Dentro em breve conto mais do meu segundo dia em Luanda!!!
Bjs

















3 comentários:

  1. Gostei de ler este primeiro dia no teu blog. Tens de escrever sempre! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Amiga escreve mais! Adorei o teu relato e já tenho saudades mesmo a saber-te ainda em PT! Beijo grande

    ResponderEliminar
  3. Amiga que bom que tenhas gostado. Aguardo continuação do teu relato. Beijinhos grandes

    ResponderEliminar