terça-feira, 7 de abril de 2015


Um paraíso chamado MUSSULO.....

Há muito tempo que queríamos ir ao Mussulo, mas o facto de termos duas miúdas sempre com testes, fichas ou trabalhos, não nos deixa muito tempo para esta viagem, tão ansiada!

Os nossos fins de semana são completamente geridos em função delas!

Desde já o meu muito obrigada ao Colégio Português de Luanda!!

Os pais sofrem!!

Além disso, das duas vezes que tivemos disponibilidade para ir, de uma vez esteve mau tempo e da outra o Vi ficou doente.

Mas desta vez planeámos tudo e aproveitando um fim de semana de 3 dias consagrado ao Dia da Mulher, lá fomos os 5, à praia, na ilha do Mussulo.

Saímos cedo de casa e fomos até ao Restaurante Embarcadouro.


Nós adoramos este restaurante pois fica num sitio lindo, é buffet e a comida é ótima, os pratos quentes são muito variados, cerca de 10 diferentes e super bons e as entradas são maravilhosas. No entanto,  as lagostas são a pérola da casa, são fantásticas e além disso, nunca acabam!!!
E nem vos conto as sobremesas...pão de ló húmido, mousse de chocolate e de maracujá, salame, frutas laminadas, semi-frios variados, pudim de ovos, pudim de ovos com café, bolo de coco, bolo de bolacha, etc, etc....

Além disso, este restaurante ainda possui um resort na Ilha do Mussulo, chamado Roça das Mangueiras.


Se comprarmos as passagens para a ilha neste restaurante sai mais barato e é mais cómodo pois podemos deixar o carro no parque privado e não perder tempo à procura de lugar. Neste sitio os lugares para estacionar não abundam e pode esperar-se horas por um lugar ou então colocar o carro ao longo da estrada…com miúdos esqueçam!!!

Ao chegarmos ao sítio onde se apanhava o barco, estranhámos não haver pessoas nos barcos grandes que faziam a travessia. Segundo me disseram, estes barcos asseguram a travessia durante a semana. E enquanto andávamos pelo deck do embarcadouro, víamos várias lanchas rápidas (táxis)a sair e a chegar, e eu disse para o Marco:

- Já viste estas lanchas, parecem aquelas lanchas rápidas que nos levaram à ilha Saona na Republica Dominicana, não é?

- Sim, eram assim.

- Era giro os miúdos andarem numa coisa destas, deviam adorar!

Qual não é o meu espanto, quando o guia nos indica a direcção de uma dessas pranchas.

Nem preciso de dizer que os miúdos mal deram conta de que iriamos de lancha rápida, ficaram logo todos excitados e malucos!!

Entre gritinhos de excitação e muita alegria, lá fomos colocando os coletes salva-vidas e esperámos que o barco arrancasse.

Não foi preciso esperar muito pois mal chegou outro casal, fomos logo embora e aí começou a aventura! Três miúdos excitados, aos berros, fora de controle, com um sorriso de orelha a orelha, a adorarem a viagem, e depois a magnifica vista que tínhamos de Luanda sob uma perspectiva  diferente. Foi demais a viagem!!

Quase a chegar, outro Déja Vu...parecia que estávamos a chegar a uma ilha tropical, pois a vista abrangia cabanas de palhinhas, chapéus de palha, espreguiçadeiras e palmeiras na praia e uma água clarinha e com cardumes de peixes. Tínhamos chegado ao Mussulo!!

Dirigimo-nos à recepção e alugámos uma palhota. Ficámos a saber que o resort permite pernoitar e tem direito a pequeno-almoço e palhota grátis! Hummm, fica para a próxima!!! Definitivamente!!

Escolhemos o nosso sítio e depois de pormos creme e as braçadeiras ao miúdo, lá fomos para a água.

Pois tenho a dizer algumas coisas sobre a água, não presta!
Mal se entra, não se sofre arrepio nenhum, é quente. Em segundo lugar, é muito transparente o que nos permite ver os milhares de peixes que por ali nadam. E terceiro, há caranguejos e peixes que se encostam aos nossos pés e nos fazem gritar de susto! Não gosto, muita coisa viva a passear ao pé de nós enquanto estamos dentro de água.

Estou a ser irónica, YA!?!
Nem apetecia sair de dentro de água....aliás, estivemos um dia dentro de uma água a quase 30 graus…..

Almoçámos umas sandes de atum e tomate e batatas fritas servidas num balde do Ikea branco, que nos souberam muito bem!!!
A prática aqui é trazer comer e passar o dia na ilha. Se pensarmos bem, um almoço aqui para os 5 fica ao mesmo preço de uma viagem de barco, ida e volta, ao Mussulo!! Dá que pensar, certo?

A seguir ao almocinho que se quis leve, fomos novamente à água e foi giro ver o Vi, já tão crescido, a imitar as irmãs, fazendo uma corrida para a água e mergulhando de cabeça. Sorte as braçadeiras não o deixarem ir com a cara ao chão, senão era grave!! O miúdo ainda não deve ter os parafusos todos, como eu costumo dizer, mas também, tem a quem sair........

Além disso, o miúdo faz conversa com toda a gente, falando aqui e ali, sem pudor ou vergonha?! Também, com duas irmãs, não pode ser tímido, certo? Por causa dele, damos connosco a falar com ingleses, portugueses, franceses, angolanos….começo a pensar que o meu miúdo vai seguir as pisadas da irmã mais nova e seguir o curso de Relações Internacionais|

Pelas fotos, pode-se ver que a praia é fabulosa, limpa, o silêncio só é cortado pela musica do bar da praia e a tranquilidade do sitio, leva-nos por momentos a pensar que estamos num outro país qualquer que não Luanda...talvez a Republica Dominicana? Ou a Riviera Maya?

Gostámos imenso e queremos voltar!!

Apetece ir ao Mussulo pelo menos uma vez por mês. Os preços não são muito convidativos mas estas escapadinhas fazem bem ao espirito e à sanidade mental, principalmente a quem vive numa cidade agitada e que nunca dorme!!

Mas da próxima vez vamos conhecer outro resort, o Barssulo!


Depois conto tudo por aqui.

Entretanto, deixo-vos aqui as fotos do nosso dia de praia!

Bjs a todos







































 


 
 




























 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 13 de março de 2015

A primeira ida ao dentista aqui em Luanda.....

Eu sou daquelas pessoas que só vai ao dentista quando lhe dói algum dente e só quando a dor se torna insuportável, como foi o caso.
 
Já andava a alguns dias com um dente a doer mas nada que chateasse muito, só tinha de ter cuidado com o que comia e se doesse mais um pouco, um comprimido resolvia!
Claro que isto não pode ser assim, devemos ir ao dentista de 6 em 6 meses, mas por vezes as circunstâncias não ajudam como por exemplo, o facto de ter um marido com um horário apertado, por vezes ausente, trabalhar e tomar conta de 3 crianças com tudo o que isso implica!! Não sobra muito tempo para cuidarmos de nós!
 
Além disso, já andava a planear esta consulta aqui para todos, para termos um sitio de confiança onde recorrer em caso de necessidade.
Pois bem, mal o papá Marco foi para Lisboa, no dia seguinte, o dente acordou-me com uma dor fortíssima, daquelas em que nenhum comprimido caseiro, faz efeito! Tinha que ser! Iria ser eu a "cobaia" dos dentes aqui em Luanda!
Oh pra mim cheia de sorte e de vontade de conhecer um dos médicos cuja especialidade mais receio e olhem que tenho mais do que motivos para tal!
Onde é que já se viu, estar no dentista a tratar um dente, com a boca aberta mais do que 1h?
O resultado foi dramático pois com isto, desloquei os maxilares o que me faz ter dores ocasionais quando estou mais tensa. 
 
Além disso, quando abro a boca ou mastigo, ouço um "clank".....quem quiser rir é agora e tem 1 minuto!!!!! Depois para, OK?
 
Isto aconteceu quando eu tinha 16 ou 17 anos, já não me lembro bem!!
E segundo o médico, tenho de ter cuidado pois se não conseguir fechar a boca, tenho de ir logo para as urgências!!
Olha que bonito, um dia ir para as urgências com a boca toda aberta!!
Outra situação "gira e fofa" foi ter levado 7 anestesias para arrancar um dente e mesmo assim, ter sentido toda a extração do doente!! Não havia necessidade disto, certo?
 
Mas como o que tem de ser, tem muita força, saí do emprego uma hora antes, calculando não chegar muito tarde ao pé dos miúdos! Assim, às 16h40 cheguei a uma clínica super moderna e às 17h00 estava a ser atendida por um médico super simpático, angolano, alto e muito parecido ao Jackson da série Anatomia de Grey, só não tinha os olhos verdes.
 
Primeiro que tudo, pediu-me desculpa pelo tempo de espera pois sabia que era uma urgência. Só esperei 20 minutos.
Além disso, marquei a consulta de manhã e fui atendida à tarde. Não me posso queixar de nada.
Depois explicou-me como iria ser a consulta: primeiro iria iniciar a conversa com uma entrevista para saber o meu historial clinico, doenças de família, hábitos de higiene e o que me tinha levado ali;
 
Numa segunda parte, iria para a cadeira onde ele me analisaria exteriormente a cara, os meus músculos faciais, do pescoço e dos ombros, fazendo uma espécie de análise e massagem nestes sítios. 
Isto doeu-me um pouco mas no final, soube bem!
Não vale pensar coisas, YA?
 
Em seguida, analisou-me a boca interiormente mas de forma muito superficial;
 
Por ultimo, já me observou a boca com mais rigor e tirou-me um raio-X interno com uma máquina portátil que eu nunca tinha visto.
 
Com base no observado, informou-me sobre o custo daquele tratamento ao dente e de outros que eu precisava!
A partir dali, era eu que decidia se avançava com o tratamento ou não!
Fixe não?
 
Em suma, fui muito bem atendida, gostei da atenção e do tratamento (sim, a massagem foi boa e provou que eu estava tensa! E a limpeza foi 5 estrelas...
 
Mas eu, tensa.... não sei porquê?!?!
Será por estar sozinha em Luanda com 3 putos alguns dias?! Nahhh
 
Posso dizer-vos que a clinica é top de gama, é onde os estrangeiros e os angolanos com dinheiro vão! Ou seja, se querem ser bem atendidos, e não sair de lá pior do que já estão, têm de pagar e bem aqui em Luanda. E quando se trata de dentes, eu não arrisco.....
 
A minha consulta de urgência e uma limpeza profunda à boca, custou-me 220 euros, YA? 
Não foi caro, se pensarmos que há 3 anos que não ia ao dentista....
 
Para a semana volto lá para tratar de uma cárie (só uma) e desvitalizar um doente...
Já sabem, se ouvirem gritar perto de vocês, posso ser eu, na horrível cadeira do dentista, algures em Luanda City!
 
E a próxima vitima vais ser tu, Constança Moita!!
 
Um facto curioso: Alguém ainda há de me explicar porque é que quando o papá se ausenta em viagem, alguém da casa adoece....com a viagem para Viena, o Vicente adoeceu com amigdalite e agora com esta a ida a Lisboa, fui eu!!
Se me souberem explicar este mistério, digam!!! Pois acontece sempre, sempre...
 
E o mais curioso é que o médico que atendeu o Vicente na semana passada disse que a maior parte dos meninos que ele atendia, estavam doentes porque o papá estava ausente!
E com as minhas colegas de trabalho também é costume acontecer isto com os filhos!!
Estranho, muito estranho.....
Fica aqui o mistério.
 
P.S. Desculpa Sandra Campos, gosto muito de ti, só não gosto da tua profissão, pois tenho medo de vocês, da vossa cadeira e dos vossos instrumentos!
 
Bjs